Terça, 03 de Dezembro de 2024
24°

Tempo nublado

Cuiabá, MT

Política LIGADO À FACÇÃO

MP denuncia vereador de Cuiabá por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva

Paulo Henrique (MDB) foi acusado de fazer parte de facção criminosa.

05/11/2024 às 15h22
Por: Redação
Compartilhe:
MP denuncia vereador de Cuiabá por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), denunciou o vereador de Cuiabá, Paulo Henrique (MDB), por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva, em razão dos indícios da sua atuação em conjunto com uma facção. 

Paulo Henrique é acusado de participar de um esquema de lavagem de dinheiro para uma facção por meio de shows e casas de festas em Cuiabá.

Na denúncia, o Gaeco afirma que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 20 milhões e pede o ressarcimento desse valor ao erário.

Foram denunciados também:

José Maria de Assunção, fiscal da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) e assessor parlamentar que atuava com o vereador e outro fiscal no esquema de corrupção para flexibilização das fiscalizações realizadas em casa de shows e eventos em Cuiabá;

- José Marcio Ambrosio Vieira, “testa de ferro”, que recebia valores do esquema criminoso e repartia entre Paulo Henrique e José Maria, conforme as orientações do vereador;

Rodrigo Anderson de Arruda Rosa, Agente de Regulação e Fiscalização da SORP, que beneficiava a facção na flexibilização das fiscalizações realizadas nas casas noturnas utilizadas para a lavagem de dinheiro;

- e Ronnei Antônio de Souza da Silva, proprietário do Quiosque do Xomano, que fazia pagamentos semanais para receber proteção fiscal do seu estabelecimento.

O processo tramita em segredo de justiça, mas foi noticiada na edição desta terça-feira (05) do jornal A Gazeta.

Paulo Henrique foi preso no dia 20 de setembro, alvo da Operação Ragnatella - Pubblicare, conjunta entre as forças federais e municipais de segurança. Ele foi acusado pelo juiz João Francisco Campos de Almeida, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de ser o líder do esquema criminoso.

Cinco dias após a prisão, o vereador foi solto com uma série de medidas cautelares, como afastamento do cargo e uso de tornozeleira eletrônica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá, MT Atualizado às 01h03 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Qua 29°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Sex 29°C 22°C
Sáb 31°C 22°C
Dom 33°C 23°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias