Sexta, 24 de Janeiro de 2025
24°

Parcialmente nublado

Cuiabá, MT

Anúncio
Brasil CUIABÁ

Comissão Chinesa de Zhuhai visita Famato para fortalecer relações comerciais com Mato Grosso

A visita foi conduzida pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, que destacou a importância da China como um parceiro estratégico.

11/10/2024 às 12h18
Por: Redação
Compartilhe:
Comissão Chinesa de Zhuhai visita Famato para fortalecer relações comerciais com Mato Grosso

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu, no dia 9 de outubro (quarta-feira), uma delegação de empresários de Zhuhai, província de Guangdong, China, que busca estreitar laços comerciais com o agronegócio mato-grossense. A visita foi conduzida pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, que destacou a importância da China como um parceiro estratégico para o setor agrícola e pecuário do estado. Também participaram da recepção o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Marcelo Lupatini, e o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer.

A visita foi organizada pelo secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), Francisco Vuolo, e teve como objetivo a apresentação da "Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana", um projeto inovador da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. Essa plataforma visa facilitar a entrada de produtos agrícolas, pecuários e pesqueiros da América Latina no mercado chinês, além de oferecer serviços completos de comércio, logística, finanças e cooperação de mercado.

Durante a apresentação, a comitiva chinesa detalhou as quatro principais unidades que compõem a plataforma: a Unidade de Armazenamento, destinada à conservação de alimentos como carne e grãos; a Unidade de Processamento, onde os produtos são preparados para comercialização; a Unidade Comercial, que incluirá um shopping center para venda direta ao consumidor; e a Unidade Habitacional, projetada para acomodar empresas que queiram se estabelecer na região.

O presidente Vilmondes Tomain enfatizou o potencial desse tipo de cooperação. "Essa aproximação com a China é fundamental para consolidar o agronegócio de Mato Grosso no mercado internacional. A China é o nosso maior comprador de soja e carne, e criar uma infraestrutura como essa plataforma facilita ainda mais o comércio entre os dois países. Já estive na China duas vezes e fiquei impressionado com a capacidade do país de impulsionar a economia global. Ver essa cooperação ganhar forma é uma grande oportunidade para Mato Grosso."

A comitiva chinesa, liderada por Zhu Chuanxin, mostrou-se entusiasmada com as oportunidades de negócios entre as regiões. “Estamos muito gratos ao presidente Vilmondes Tomain e à Famato pela recepção calorosa. Nossa visita a Mato Grosso nos surpreendeu pela grandiosidade da produção agrícola e pelo comprometimento dos produtores com a preservação ambiental. Isso reforça a ideia de que a parceria entre China e Mato Grosso pode ser ainda mais promissora, trazendo benefícios para ambos os lados”, afirmou Chuanxin.

Cleiton Gauer, superintendente do Imea, complementou a visita apresentando dados sobre a produção agropecuária do estado e ressaltou o compromisso dos produtores com a preservação ambiental dentro das propriedades rurais, um fator que impressionou a comitiva chinesa.

Com a criação da "Plataforma Sino-Lac", Mato Grosso foi convidado a conhecer de perto as estruturas que estão sendo construídas na Grande Baía, destinadas a receber mercadorias brasileiras e facilitar o comércio entre as duas regiões. O encontro foi um passo importante para fortalecer ainda mais as relações comerciais entre Mato Grosso e a China, consolidando o estado como um dos principais fornecedores de produtos agrícolas no mercado chinês.

Também participaram da reunião, a convite da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Fábio Junior Maia, Rafael Burareli de Miranda, Nayara Velasco, José Lídio Silva Filho, Celso Nogueira (presidente do Sindicato Rural de Cuiabá), Nelson Borges, Danilton (Casa da Lavoura), Francielle Tonietti Capile, Everson de Oliveira e Leny Rosa Filho (superintendente do Mapa).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá, MT Atualizado às 04h03 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 34°C 22°C
Dom 35°C 24°C
Seg 32°C 23°C
Ter 34°C 22°C
Qua 33°C 23°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias