O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem um novo presidente, o pernambucano José Antônio Ferreira Freire, que foi eleito nesta quarta-feira (2) para o ciclo 2025-2029. A escolha foi realizada durante Assembleia Geral Ordinária de Eleição da entidade realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
José Antônio Ferreira Freire substituirá no cargo Mizael Conrado, eleito em 2017 e reeleito em 2020. Outra decisão tomada na assembleia foi a reeleição do ex-atleta Yohansson Nascimento para o cargo de vice-presidente.
“Vamos dar continuidade a este trabalho maravilhoso realizado pelo presidente Mizael Conrado, com todos os projetos e programas por todo o país. Agradeço a ele pela parceria de longa data. É uma honra poder substituí-lo no CPB. Será um grande desafio mantermos e até ampliarmos tudo o que foi feito até agora pelas pessoas com deficiência. Mas tenho a certeza de que, com o esforço de todos nós, faremos o CPB cada dia maior”, discursou José Antônio após a eleição.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Comitê Paralímpico Brasileiro (@brasilparalimpico)
Com mais de 40 anos de atuação no Movimento Paralímpico, divididos entre atleta e dirigente, José Antônio era presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) por duas gestões recentes, quando foi eleito em 2017 e reeleito em 2021.
Nascido na cidade de Carpina (Pernambuco), José Antônio é cego por causa de um descolamento de retina causado por uma cabeçada acidental durante um jogo de futebol convencional aos 15 anos.
“Após a quinta colocação histórica nos Jogos de Paris 2024, com recorde de medalhas e campanha extraordinária, o CPB tem um futuro brilhante pela frente, como muitos projetos, programas, uma realidade que nos faz crer que o Brasil continuará avançando. E, na eleição de hoje, foi eleito alguém com muita vivência no esporte. Teve trabalhos vitoriosos por onde passou, sendo uma referência não somente para a Paraíba, mas para todo território nacional. Desejo a ele parabéns pela eleição e muita sorte nesta jornada”, declarou Mizael Conrado, que completará seu segundo mandato na presidência do CPB até o dia 31 de dezembro deste ano.
Campanha histórica
José Antônio Ferreira Freire assume o comando do CPB após o Brasil encerrar a Paralimpíada de Paris (França) com recordes de pódios (89) - 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes -, além do quinto lugar no quadro de medalhas do megaevento realizado na capital francesa, melhor colocação brasileira na história da competição.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Mostrar mais comentáriosVeja tambémEsportes Australiano Oscar Piastri larga na frente no GP da China de Fórmula 1 Piloto da McLaren faz pole position pela primeira vez na carreira Esportes Lenda do boxe, campeão olímpico George Foreman morre aos 76 anos Família do ex-pugilista revelou a notícia pelo Instagram Esportes TV Brasil exibe Ceará X Fortaleza na final do Campeonato Cearense Transmissão será neste sábado a partir das 16hEsportes João Gomes, Beraldo, Éderson e Weverton são convocados para seleção Quarteto substituirá atletas com 2º cartão amarelo ou lesionados Esportes Judô: Michel Augusto garante prata no 1º dia do Grand Slam de Tbilisi É a segunda medalha do judoca de 20 anos nesta temporada Esportes Ministério do Esporte diz que combate ao racismo é prioridade Último caso tem como vítima jogador Luighi, do PalmeirasCuiabá, MT Atualizado às 13h03 - Fonte: ClimaTempo32°Tempo nubladoMín. 23° Máx. 34°
Dom 33°C 23°CSeg 33°C 23°CTer 29°C 23°CQua 29°C 22°CQui 32°C 22°CHoróscopoÁriesTouroGêmeosCâncerLeãoVirgemLibraEscorpiãoSagitárioCapricórnioAquárioPeixesVocê viu?
Há 4 dias Curso de panificação capacita segunda turma de mulheres na Padaria Comunitária
Há 5 dias Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá
Há 5 dias Operação tapa-buraco atende toda extensão da avenida Ouro Preto
Há 6 dias Rio amplia para 18 anos faixa etária para vacinação da dengueEnquete