A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu um novo processo seletivo, dessa vez para os Hospitais Regionais de Sorriso e Alta Floresta, com 79 vagas, entre elas, 48 vagas para profissionais da enfermagem. Segundo a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), Ligia Arfeli, "os seletivos não resolvem o problema, pois a Saúde precisa de concurso público".
Sempre fazendo contratações diretas ou por processos seletivos, a SES está há mais de 20 anos sem realizar concurso público, meio para ingresso definitivo no serviço público.
"O concurso público, além de permitir o ingresso dos profissionais melhores capacitados para determinada atividade, tem a efetividade do cargo público que assegura aos usuários a continuidade do cuidado de enfermagem, a promoção e o incentivo de qualificações continuadas", enfatiza Ligia.
Para a presidente do Coren-MT, o concurso também é uma forma de se combater os contratos precários a que os profissionais da enfermagem são submetidos. "Ele garante vínculo trabalhista seguro e programa progressão da carreira, autonomia para desenvolvimento das atividades profissionais, pautada nas prerrogativas éticas e legais, livre de interferências de interesses meramente políticos, assim como experiência e amadurecimento profissional na oferta de assistência de qualidade para a sociedade".
Mín. 23° Máx. 36°