

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubou, nesta terça-feira (20), o veto integral do Governo do Estado ao Projeto de Lei 67/2025 , de autoria do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos). A proposta impede que a Energisa encaminhe contas de energia em atraso para protesto em cartório antes de 90 dias de inadimplência.
A sessão foi presidida pelo próprio autor da proposta. Com o apoio dos deputados Julio Campos (União Brasil) e Chico Guarnieri (PSDB), a comissão formou maioria pela rejeição do veto, contrariando o parecer do deputado Dilmar Dal Bosco (União), favorável à manutenção da decisão do Executivo.
Durante a discussão, Diego Guimarães argumentou que o protesto antecipado impõe custos desproporcionais aos consumidores, que precisam arcar não apenas com a dívida, os juros e as multas, mas também com as taxas cartoriais para regularizar a situação.
“Um dos maiores problemas que temos enfrentado com o consumidor mato-grossense é a questão desses protestos em tempos exíguos que estão acontecendo com a concessionária de energia elétrica. O cidadão deve 150 ou 200 reais, não fica nem 30 dias devendo e, quando vai atrás, já está com o nome protestado”, afirmou o deputado.
O parlamentar ressaltou que a proposta não impede a concessionária de utilizar outros mecanismos legais de cobrança, como a negativação nos órgãos de proteção ao crédito e a suspensão do fornecimento de energia, conforme as regras aplicáveis.
O Governo do Estado havia vetado integralmente o projeto sob a justificativa de inconstitucionalidade, alegando que a matéria interferiria nas regras de concessão do serviço de energia elétrica. Diego rebateu o argumento e defendeu a competência da Assembleia Legislativa para tratar da proteção dos consumidores.
“Respeitando o veto que foi exarado, não estamos legislando sobre concessão, estamos legislando sobre direito do consumidor. E é competência, sim, dessa Assembleia Legislativa legislar sobre o direito do consumidor”, argumentou.
Com a decisão da CCJR, o veto segue para apreciação do plenário da Assembleia Legislativa. A derrubada definitiva depende da confirmação da maioria dos deputados estaduais, etapa necessária para que o projeto avance e estabeleça o prazo mínimo de 90 dias para o protesto de contas de energia em Mato Grosso.
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá capacita mulheres em marketing e inteligência artificia
Legislativo - MT CCJR vota 17 matérias em reunião ordinária desta terça (20)
Legislativo - MT Gestantes e acompanhantes devem receber capacitação contra engasgos, estabelece lei proposta por Dr. Eugênio
Legislativo - MT Lei reconhece relevância cultural da Orquestra Sinfônica da UFMT Legislativo - MT Quatro municípios de Mato Grosso terão plebiscito no próximo domingo (25) Moradores vão opinar sobre alterações nos limites territoriais de seus municípios Legislativo - MT ‘Radialista por 1 Dia’ tem reestreia em homenagem ao Mês do Servidor Seu navegador não tem suporte ao recurso de áudio. Baixar áudio Foto: JLSIQUEIRA/ALMTA secretária de Gestão de Pessoas da Assembleia Rodrigues, Ma...
Legislativo - MT Lei institui política estadual para conscientizar população sobre importância dos conselhos tutelares Legislativo - MT Audiência pública debate ações previstas na LDO 2026 Reunião foi conduzida pelo presidente da CFAEO, deputado Carlos Avallone Geral Polícia faz operação no interior de SP contra fraudes bancárias Idoso perdeu R$ 180 mil em golpe de quadrilha Mín. 25° Máx. 41°





